Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16510
Título: O cinema como estratégia pedagógica no ensino de geografia
Autor(es): Silva, Sandilma Serafim da
Palavras-chave: Cinema
Estratégia pedagógica
Ensino de Geografia
Realidade socio educacional do aluno
Data do documento: 1-Mar-2016
Resumo: O presente estudo de caráter bibliográfico tem como foco “O cinema como estratégia pedagógica no ensino de Geografia”, no qual buscar resgatar subsídios teóricos e vivenciais com enfoques no cinema brasileiro. Desse modo, centra seu objetivo numa analise da contribuição que o cinema pode oferecer ao ensino de Geografia, bem como, verificar a relação existente do cinema com a realidade sócia educacional do aluno como forma buscar de novos conhecimentos no componente curricular de Geografia. Assim, o estudo focaliza seu eixo temático direcionado para os tópicos: o ensino da Geografia na atualidade, tendo como parâmetro a crise do estudo em sala de aula, observando as possibilidades de trabalhar a Geografia com a adesão dos sujeitos da aprendizagem; o cinema num enfoque histórico, resgatando-o como a sétima arte e sua atuação no Brasil, com destaque a filmes que representam o movimento do cinema novo no Brasil e sua caracterização e o cinema no ensino de Geografia no espaço escolar, com os recursos que ajudam; as contribuições das novas tecnologias na inserção do cinema em sala de aula e as sugestões e procedimentos ao utilizar o cinema em sala de aula no ensino de geografia, tendo como foco central o filme de título “Casa de Areia” um filme brasileiro que surgiu no século XX, no ano de 2005, que se caracteriza como o gênero „drama‟, que é dirigido por Andrucha Waddington1, o desfecho acontece nos “lenções maranhense” do município de Santo Amarodo estado do Maranhão no Nordeste brasileiro. Para tanto, buscou-se literatura em autores que abordam a temática do cinema trabalhado em sala de aula, assim como, sua importância no ensino de geografia. Dentre eles com destaque: Vesentini (2004), Lacoste (1988), Castrogiovanni (2007), Boechat (1998), Campos (2006), Libâneo (2002), Louro (2003), Geise (2004), Bernardet (1980), Napolitano (2008), Mascarello, (2012 - História do Cinema Mundial), Neves (2010), Gusmão e Sampaio (2005), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), entre outros, que abordam a temática em estudo.
Descrição: SILVA, S. S. da. O cinema como estratégia pedagógica no ensino de geografia. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em fundamentos da educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8835
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16510
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandilma Serafim da Silva.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.