Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16523
Título: O ensino da paleontologia em uma universidade pública do estado da Paraíba, Brasil
Autor(es): Farias, Brodsky Dantas Macedo de
Palavras-chave: Ciências Biológicas
Ensino de Paleontologia
Formação profissional
Qualificação profissional
Data do documento: 23-Fev-2017
Resumo: A Paleontologia é uma disciplina quase sempre obrigatória nos cursos de Ciências Biológicas do Brasil. Mesmo assim, ainda é, geralmente, abordada de forma básica, sem muito aprofundamento teórico-prático, o que não permite espaço para a discussão e gera vários questionamentos referentes as abordagens e metodologias propostas no seu ensino. Nessa pesquisa, foram realizadas entrevistas através de questionários com 30 discentes do 6° ao 8° período do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Campina Grande, com o objetivo de levantar dados referentes aos conhecimentos básicos obtidos na disciplina Paleontologia; a importância dada por estes alunos ao ensino dessa disciplina em relação as demais, além dos principais problemas identificados e apontados por eles no que se refere ao ensino da mesma. Os resultados mostram que apesar deles reconhecerem a importância do ensino dessa disciplina para a sua formação de biólogo, eles demonstraram pouco domínio em relação aos conceitos básicos apresentados no questionário. Entre os principais problemas apontados, que se relacionam ao ensino da disciplina, estão: a ausência de um laboratório com material para as aulas práticas, a dificuldade em realizar aulas de campo, a inexistência de um professor especializado em Paleontologia e uma carga horária de apenas dois créditos para expor todos os conteúdos da disciplina. Esse cenário requer a abertura de debates, nos quais se possa pensar as devidas estratégias para a melhoria do ensino dessa importante área da Biologia no curso em questão, contribuindo assim, com uma formação profissional de qualidade e cada vez mais completa, no que diz respeito às habilidades e competências necessárias ao biólogo.
Descrição: FARIAS, B. D. M. de. O ensino da paleontologia em uma universidade pública do estado da Paraíba, Brasil. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16523
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brodsky Dantas Macedo de Farias.pdfPDF - Brodsky Dantas Macedo de Farias14.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.