Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16533
Título: A importância do brincar na educação infantil: uma experiência do estágio supervisionado
Autor(es): Silva, Maria das Graças do Carmo da
Palavras-chave: Criança
Educação
Brincar
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho descreve a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia nas turmas de educação infantil a partir de observação, regência e propostas de atividades de intervenção realizadas com os pequenos. Este estudo foi elaborado em cumprimento ao componente curricular Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia. Sendo assim, esta fase do curso compreende o aprendizado empírico sobre o fazer pedagógico do professor, a reflexão a respeito do papel do pedagogo na escola e as implicações. A metodologia da observação e intervenção foram necessárias para conhecer a prática das professoras, no que se refere ao brincar como recurso pedagógico e como algo que é inerente ao processo de desenvolvimento da criança. Sendo assim para fundamentar a pesquisa recorremos a: Friedmann (2005); Kishimoto (2010); Maluf (2009); Moyles (2006); Kramer (2005); Marconi e Lakatos (2010); Gil (2008), dentre outros. Sendo assim, o campo de pesquisa foi a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Elvira Silveira da Costa localizada na Belém/PB. Contudo, obtivemos como resultado que pouco se oportuniza as crianças atividades lúdicas que respeitem seu processo de desenvolvimento. O que se observou foi a exacerbada escolarização nesse nível de educação.
Descrição: SILVA, M. das G. do C. da. A importância do brincar na educação infantil: uma experiência do estágio supervisionado. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16533
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Graças do Carmo da Silva.pdfPDF - Maria das Graças do Carmo da Silva4.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.