Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16535
Título: A importância de trabalhar a educação ambiental na escola
Autor(es): Nascimento, Adelene Tertuliano do
Palavras-chave: Educação ambiental
Escola
Aluno
Data do documento: 2017
Resumo: A crescente degradação dos ecossistemas, observadas a partir da década de 70 causaram a perda da biodiversidade, destruição de culturas tradicionais dentre outros fatores. Neste cenário, surge a Educação Ambiental, como auxílio a tantas crises socioambientais, caracterizada por processos aos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. De modo pontual, a Escola pode ampliar nos educandos o interesse pelos valores da Educação Ambiental, promovendo o debate sobre a importância da relação do ser humano com a natureza. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo refletir a prática docente dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em relação à Educação Ambiental, e a partir disso, elaborar propostas que possam contribuir com o trabalho de Educação Ambiental no âmbito da Escolar. No intuito de compreender como a EA é abordada na escola, foi realizado um estudo bibliográfico, tendo em vista maior compreensão acerca das questões ambientais. Este estudo permitiu verificar a necessidade de se trabalhar a Educação Ambiental, de forma dinâmica e prática, dentro do contexto escolar, principalmente, nas series iniciais no processo de ensino aprendizagem, no sentido de levar aos alunos o pensamento crítico e consciente acerca das questões ambientais e sua preservação. Nota-se grande dificuldade em potencializar a relação entre os alunos e a Educação Ambiental nas escolas públicas, devido à falta de informação, conhecimento e iniciativa por parte de muitos professores, falta de material e de espaço físico, interesse e motivação.
Descrição: NASCIMENTO, A. T. do. A importância de trabalhar a educação ambiental na escola. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16535
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adelene Tertuliano do Nascimento.pdfPDF - Adelene Tertuliano do Nascimento9.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.