Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16544
Título: Por uma alimentação saudável na educação em tempo integral: um desafio da Escola Municipal Elvira Silveira/Belém-PB em 2017
Autor(es): Silva, Luciana dos Santos
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Educação integral
Alimentação saudável
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho analisou o Projeto de Educação em Tempo Integral na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Elvira Silveira da Costa (EMEIFESC), quanto ao uso de uma alimentação saudável durante as refeições das crianças. A pesquisa se deu a partir de Plano Piloto adotado pela atual gestão municipal da Prefeitura de Belém/PB em 2017, com a adoção da ideia de Escola Integral, com funcionamento em dois expedientes, em que as crianças entram na Escola às 07h00min horas e saem às 16h00min horas. Todos os estudantes realizam três refeições diárias (lanche, almoço e lanche) diretamente cedidas pela Escola. A pesquisa também se desenvolveu a partir da realização do Estágio Supervisionado em Educação Infantil e Fundamental, com as turmas de Pré-Escolar II (manhã) e o 1º ano nos dois turnos. A escolha temática do trabalho pedagógico se deu com o tema da alimentação saudável, com a orientação da nutricionista e elaboração dos cardápios. Foram trabalhadas as diferentes áreas do conhecimento: I) Linguagens; II) Matemática; III) Identidade e Natureza; IV) Arte e movimento. Como na Escola vem se desenvolvendo em tempo integral. A Escola funciona dentro do Programa “Novo Mais Educação”, com convênios entre a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) e Ministério da Educação e Cultura (MEC) que propicia diferentes oficinas nas áreas de: Futsal, Capoeira, Letramento, Matemática e Artes, que ocorrem em momentos intercalados, entre a educação formal. Nesse contexto, exige-se das crianças muito esforço físico e energia, o que nos despertou maior interesse sobre a produção de conhecimento e o tipo de alimentação que é oferecido para os estudantes.
Descrição: SILVA, L. dos S. Por uma alimentação saudável na educação em tempo integral: um desafio da Escola Municipal Elvira Silveira/Belém-PB em 2017. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16544
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana dos Santos Silva.pdfPDF - Luciana dos Santos Silva7.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.