Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16546
Título: Brincando e aprendendo com os números: "um olhar interdisciplinar dos alunos do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Gustavo Amorim da Costa - Guarabira - PB
Autor(es): Maia, Maria do Rosário da Silva
Palavras-chave: Ludicidade
Matemática
Escola pública
Interdisciplinaridade
Data do documento: 2017
Resumo: Nosso estudo intitulado: Brincando e aprendendo com os números. “Um olhar interdisciplinar dos alunos do 5º da escola estadual de ensino fundamental “Deputado Gustavo Amorim da Costa, na cidade de Guarabira-PB , teve por objetivo central estudar à ludicidade sob o prisma da realidade prática, vivenciada no contexto cotidiano dos alunos matriculados na educação básica objeto de nosso estágio supervisionado no ensino fundamental-II. Para isso, lançamos mãos de recursos lúdicos, atrelados à disciplina de Matemática numa abordagem não apenas teórica, mas ensejando experiências práticas e cognitivas. Nossa intervenção deu-se não apenas mediante pesquisa bibliográfica, mas especialmente num estudo de caso, tendo como público alvo 25 alunos com faixa-etária entre 11 a 14 anos, todos inseridos na educação básica da rede pública de ensino. O estudo ganhou destaque especial, pela proposta central nele estudada resultante em atividades matemáticas voltadas às questões vivenciadas pelos educandos em sua vida cotidiana. Para tanto, foi idealizada e posta em prática na referida turma, uma “feira didático-pedagógica”, resultando numa exitosa proposta de aprendizagem fomentando experiências cognitivas pelo uso de recursos lúdico-pedagógicos onde à interdisciplinaridade atrelada à Matemática, resultou em vivências práticas e interativas geradoras de conhecimentos num contexto escolar e social, eis que conseguimos traçar um perfil não apenas dos alunos do 5º ano, mas uma visão geral dos alunos ali matriculados, considerando que ao observarmos os dados colhidos podemos compreender que o uso da Matemática e da ludicidade num contexto interdisciplinar pode trazer inúmeros ganhos a da educação infantil possibilitando às crianças e adolescentes não só um enriquecimento escolar em função de conteúdos programáticos, mas numa maior socialização de saberes empíricos próprios de cada indivíduo, através do lúdico utilizado em sala de aula de maneira adequada pode servir essencialmente ao excelente desenvolvimento infantil em todos dos aspectos, sejam eles motores ou psicossociais.
Descrição: MAIA, M. do R. da S. Brincando e aprendendo com os números: "um olhar interdisciplinar dos alunos do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Gustavo Amorim da Costa - Guarabira - PB. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16546
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Rosário da Silva Maia.pdfPDF - Maria do Rosário da Silva Maia9.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.