Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16552
Título: O determinismo social na vida das crianças de rua na obra Capitães da Areia de Jorge Amado
Autor(es): Pereira, Risângela Mirelly Lins
Palavras-chave: Jorge Amado
Estatuto da Criança e do Adolescente
Crianças vulneráveis
Responsabilidade social - Escola
Data do documento: 2017
Resumo: Tomando como base o romance, Capitães da Areia de Jorge Amado, no qual se encontram cartas vinculadas a varias, instituições que regem uma sociedade; e que determinam e influenciam muitas vezes a vida, de pessoas e principalmente de crianças vulneráveis. Esbarramos com vários aspectos e contestações a respeito do abandono de crianças, nas ruas da cidade de Salvador na década de 1930. As cartas que antecedem os capítulos do romance demonstram como a sociedade se posicionava acerca do tratamento da época, que era vinculado a esses menores; principalmente a ideia de um “cuidado” ilusório que tentavam enunciar para a sociedade. Essas posições são de instituições sociais importantes: a comunicação social, a Justiça, a Igreja católica, a Polícia e a família. A pesquisa de natureza bibliográfica tomou como fonte principal a obra Capitães da Areia, buscou apoio em estudos sobre o menor e as leis no Brasil, através do código de menores, Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente. A partir, da análise das cartas foi possível perceber que a situação de desdenho, preconceito e abandono bastante forte, na sociedade fictícia da década de 1930 é vista e vivida, com bastante veracidade nos nossos dias atuais, fornecemos também só, á nível de informação, como é difícil a criança negra e pobre, permanecer no âmbito escolar e buscar melhorias de vida, já que o perfil da criança de rua é bastante similar. Na existência de uma sociedade pouco justa e falida, de institutos passíveis de corrupção e nada funcionais, é que adolescentes, pobres e na maioria negros, se veem cada vez mais empurrados pelo mundo fácil dos delitos, e subtraídos de um futuro risonho e próspero, através desse romance é possível levar esse assunto a respeito da falta de oportunidade, que existe em relação às crianças de rua .
Descrição: PEREIRA, R. M. L. O determinismo social na vida das crianças de rua na obra Capitães da Areia de Jorge Amado. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16552
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Risângela Mirelly Lins Pereira.pdfPDF - Risângela Mirelly Lins Pereira7.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.