Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16557
Título: A representação do baobá para a educação infantil
Autor(es): Costa, Lidiara Thalita Ferreira
Palavras-chave: Educação infantil
Livros infantis
Baobá
Data do documento: 2018
Resumo: O referido trabalho tem por finalidade expor a significância da árvore baobá, de origem africana, na construção da identidade das pessoas afro-brasileiras, de forma especial, as crianças, fazendo uso da importância do baobá, seja esta biológica, histórica ou simbólica, para que por meio da história do baobá, representados em livros infantis, lendas, contos, imagens, tendo como alvo a educação infantil, a lei 10.639/03 seja de certo modo colocada em prática, e as crianças afro-brasileiras conheçam a sua cultura comecem a construir a sua identidade cultural. Fazendo uma breve análise dos livros infantis "Bia Baobá" de Itamar Morgado e "A semente que veio da África" de Heloisa Pires uma relação é feita sobre características contidas nesses livros que remetem a cultura africana e pode ser utilizado em sala. Fazendo uso de artigos, livros e textos acadêmicos é feito uma abordagem desde a natureza do baobá em sua forma biológica e benéfica para as pessoas, os valores sociais que circundam essa árvore, sua ligação com o Brasil, a sua importância perante a lei 10.639/03, finalizando, expressando a importância dos livros infantis para a formação das crianças.
Descrição: COSTA, L. T. F. A representação do baobá para a educação infantil. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16557
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiara Thalita Ferreira Costa.pdfPDF - Lidiara Thalita Ferreira Costa9.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.