Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16560
Título: Ética, moral e direito: fundamento da República Federativa do Brasil na compreensão da verdade processual penal
Autor(es): Silva, Hélio Ramos da
Palavras-chave: Ética
Moral
Dignidade da pessoa humana
Justiça penal
Direito
Data do documento: 2018
Resumo: O objetivo deste trabalho é nos levar a uma reflexão acerca de questões que falam dos impedimentos da consecução da justiça sobre o fundamento ético e moral do processo penal, e a busca incessante pela verdade dos fatos. Observa-se o Direito, a Ética e a Moral como fatores relevantes dos meios de controle social, demonstrando ainda o progresso histórico dos conceitos éticos inseridos em cada cultura para alcançar a justiça criminal, adequando-se aos direitos individuais. A dignidade humana torna-se fundamento para estabelecer o significado real daquilo que é moral e ético. Portanto, o meio de realizar a justiça penal é estar sempre em busca da verdade, respeitando-se as garantias processuais como princípio fundamental da dignidade humana. Deste modo faz-se uma análise conceitual da ética, da moral e do direito como valores para promover o justo equilíbrio da pretensão punitiva do Estado e o direito de liberdade do acusado.
Descrição: SILVA, H. R. da. Ética, moral e direito: fundamento da República Federativa do Brasil na compreensão da verdade processual penal. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16560
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hélio Ramos da Silva.pdfPDF - Hélio Ramos da Silva11.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.