Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16567
Título: IFÁ: o mensageiro das religiões afro-brasileiras na escola
Autor(es): Santos, Dayana Paulino
Palavras-chave: Religiões afro-brasileiras
Literatura infanto-juvenil
Cultura africana
Data do documento: 2018
Resumo: Com frequência, acompanhamos pelos veículos de informação relatos de perseguição e violência contra templos e adeptos de religiõesafro-brasileiras. Estes relatos ferem um dos principais preceitos da liberdade humana, que é o direito à liberdade de credo. Sendo assim, esta monografia se propõe a abordar a religião afro-brasileira, uma temática que sempre se fez presente na história do Brasil de forma pejorativa, onde seus cultos eram vistos de maneira preconceituosa. Para tanto, proporemos uma seqüência didática para ser aplicada na 3ª série da educação infantil. A seqüência didática terá como suporte o livro “Ifá, o advinho” de Reginaldo Prandi (2002). Discutiremos a ideologia da democracia racial, e do branqueamento. Abordamos a Lei 10.639/03 que nos dá embasamentos para trabalhar com a cultura africana. O resultado da pesquisa será inserido no conjunto dos trabalhos que valorizam a leitura, sobretudo os que valorizam as religiões afro-brasileiras, contribuindo assim para a transformação da mentalidade social preconceituosa, em especial nos quesitos que se refere a religião.
Descrição: SANTOS, D. P. IFÁ: o mensageiro das religiões afro-brasileiras na escola. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16567
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayana Paulino Santos.pdfPDF - Dayana Paulino Santos5.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.