Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16568| Título: | A representação afro-brasileira pelo som do Olodum |
| Autor(es): | Alves, Haline Henrique |
| Palavras-chave: | Música Representação racial Memória e identidade |
| Data do documento: | 2018 |
| Resumo: | A presente pesquisa versa sobre a representação afro-brasileira através do Olodum. Analisamos algumas músicas lançadas em sua trajetória, seu enfoque aos nossos ascendentes e entendemos que elas convergem para a reafirmação da cultura africana e afro-brasileira. Selecionamos músicas lançadas no recorte temporal entre 1987 e 1989, período de grande ascenção do Olodum à musica baiana. Na fundamentação teórica destacamos a importância do uso da música em sala de aula, contribuindo para a melhoria do ensino-aprendizagem sob o escopo da Lei 10.639/03, como também nos utilizamos da discussão sobre os conceitos de representação, memória e identidade. As conclusões percebidas mostram que a visibilidade conquistada pelo Olodum tornou-o um importante instrumento de afirmação e representação da cultura afro-brasileira. |
| Descrição: | ALVES, H. H. A representação afro-brasileira pelo som do Olodum. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
| URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16568 |
| Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PDF - Haline Henrique Alves.pdf | PDF - Haline Henrique Alves | 7.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.