Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16568
Título: A representação afro-brasileira pelo som do Olodum
Autor(es): Alves, Haline Henrique
Palavras-chave: Música
Representação racial
Memória e identidade
Data do documento: 2018
Resumo: A presente pesquisa versa sobre a representação afro-brasileira através do Olodum. Analisamos algumas músicas lançadas em sua trajetória, seu enfoque aos nossos ascendentes e entendemos que elas convergem para a reafirmação da cultura africana e afro-brasileira. Selecionamos músicas lançadas no recorte temporal entre 1987 e 1989, período de grande ascenção do Olodum à musica baiana. Na fundamentação teórica destacamos a importância do uso da música em sala de aula, contribuindo para a melhoria do ensino-aprendizagem sob o escopo da Lei 10.639/03, como também nos utilizamos da discussão sobre os conceitos de representação, memória e identidade. As conclusões percebidas mostram que a visibilidade conquistada pelo Olodum tornou-o um importante instrumento de afirmação e representação da cultura afro-brasileira.
Descrição: ALVES, H. H. A representação afro-brasileira pelo som do Olodum. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16568
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Haline Henrique Alves.pdfPDF - Haline Henrique Alves7.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.