Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16583
Título: Dificuldades de alunos do 1º ano do Ensino Médio em Matemática diante de situações contextualizadas e descontextualizadas
Autor(es): Santos, Jonhata Wilker dos
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Problemas matemáticos
Atividade descontextualizada
Atividade contextualizada
Data do documento: 31-Out-2017
Resumo: Desse modo, o objetivo geral deste estudo é investigar as dificuldades que os alunos do 1° ano de ensino médio apresentam diante de duas atividades matemáticas, sendo uma descontextualizada e a outra contextualizada. Utilizamos uma abordagem qualitativa, desenvolvida com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Campina Grande, Paraíba. Participaram da pesquisa 18 alunos. Foram excluídosdo estudo os alunos que apresentaram no mínimo uma das seguintes condições: alunos ausentes na primeira etapa da pesquisa; alunos que realizaram a primeira etapa, mas não estiverem presente na posterior. Foram aplicadas duas atividade de matemática com conteúdos vistos no ensino fundamental. Em cada atividade constou quatro questões do mesmo nível, sendo a primeira uma atividade descontextualizada em que apresentava questões explícitas e a segunda com problemas matemáticos contextualizados. Ao final de cada atividade os alunos descreveram, em poucas palavras, as dificuldades encontradas durante a realização das questões ambas as atividades foram aplicadas no mesmo dia em que foi estipulado pelo pesquisador um tempo para cada tipo de atividade e durante a resolução das questões não foi permitido esclarecimentos de dúvidas assim como quaisquer interrupções aos alunos. Tantonas questões não contextualizadas como nas contextualizadas, de forma geral, foram verificados mais erros que acertos, porém nas questões contextualizadas foram identificadas, pelos alunos, maiores dificuldades durante o desenvolvimento das questões propostas. Observou-se neste estudo, o quanto ainda existem dificuldades na resolução de questões matemáticas especialmente quando se trata de interpretação das questões contextualizadas, mesmo com todas as mudanças realizadas nos métodos e didáticas dos professores no decorrer dos tempos.
Descrição: SANTOS, J. W. dos. Dificuldades de alunos do 1º ano do Ensino Médio em Matemática diante de situações contextualizadas e descontextualizadas. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16583
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonhata Wilker dos Santos.pdfPDF - Jonhata Wilker dos Santos17.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.