Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16589
Título: A Química nuclear como uma proposta didática para conscientização no espaço escolar
Autor(es): Silva, Giovanni Lima da
Palavras-chave: Ensino de Química
Química nuclear
Radioatividade
Proposta didática
Data do documento: 23-Mar-2018
Resumo: Desde a descoberta da radioatividade em 1897 por Becquerel e a descoberta dos elementos químicos polônio e rádio por Marie Curie e Pierre Curie, esse fenômeno importante da natureza bastante é discutido pela sociedade contemporânea. Este trabalho aborda a temática radioatividade desde o contexto histórico, passando por sua aplicação na área da saúde, como também os riscos que existem quando ocorre contaminação com substâncias radioativas. No ensino básico o conteúdo de radioatividade é negligenciado nas escolas do ensino médio. Então o objetivo foi abordar a química nuclear numa escola pública de Campina Grande, com a aplicação de um questionário sobre o tema, apresentação de um documentário sobre o acidente do césio 137 em Goiânia, debate em sala e uma avaliação com quarenta estudantes do ensino básico. A pesquisa foi realizada com estudantes de dois ciclos da modalidade Educação de Jovens e Adultos como uma proposta didática. Com a análise dos dados, observou-se baixo conhecimento dos estudantes em radioatividade no primeiro momento da pesquisa e com a intervenção realizada, através da pesquisacão, os resultados foram satisfatórios.
Descrição: SILVA, G. L. da. A Química nuclear como uma proposta didática para conscientização no espaço escolar. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16589
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giovanni Lima da Silva.pdfPDF - Giovanni Lima da Silva16.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.