Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16599
Título: O princípio da identidade física do juiz e a percepção dos fatos por meio do sistema de captação audiovisual das audiências instrutórias criminais
Autor(es): Cavalcante, Ana Cecília Castro
Palavras-chave: Direito Processual Civil
Direito Processual Penal
Princípio da Identidade Física do Juiz
Audiência com Mediação
Data do documento: 5-Mai-2016
Resumo: O princípio da identidade física do juiz no processo penal se trata de um postulado importante em um Estado Democrático de Direito, uma vez que garante ao réu o julgamento do feito pelo juiz que preside a instrução criminal, preservando, assim, a memória fática do que foi pronunciado oralmente por todos os participante da audiência. Mediante revisão bibliográfica e fundamentado em artigos publicados, o presente trabalho monográfico tem como objetivo verificar a aplicabilidade do princípio da identidade física do juiz no processo penal a partir do método de captação audiovisual das audiências instrutórias criminais, uma vez que a gravação da instrução conserva a oralidade do ato processual e permite que qualquer magistrado disponha da prova produzida de modo idêntico ao juiz que o presidiu. A pesquisa verificou que está em discussão a tese da inconstitucionalidade progressiva do princípio da identidade física do juiz, uma vez que este não atende mais às garantias constitucionais. Por conseguinte, até que todas as comarcas do Estado Brasileiro adotarem a tecnologia da gravação audiovisual de audiência, o postulado em discussão estaria em trânsito para a inconstitucionalidade.
Descrição: CAVALCANTE, Ana Cecília Castro. O princípio da identidade física do juiz e a percepção dos fatos por meio do sistema de captação audiovisual das audiências instrutórias criminais. 2016. 35f. Monografia (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16599
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cecília Castro Cavalcante.pdf355.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.