Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16607
Título: Princípio da insignificância na esfera policial: da (im)possibilidade de aplicação
Autor(es): Rodrigues, Simone Cristine Marques
Palavras-chave: Polícia Judiciária
Princípio da Insignificância
Estado Democrático de Direito
Autoridade Policial
Data do documento: 31-Mai-2014
Resumo: O presente trabalho se reporta à possibilidade de aplicação do Princípio da Insignificância na esfera policial, pelo Delegado de Polícia. O Princípio da Insignificância, no que pese não ter sua conceituação expressa no ordenamento jurídico brasileiro, vem se fortalecendo nas últimas décadas, e a sua aplicação, assim como o seu reconhecimento, são cada vez mais presentes na jurisprudência e na doutrina. Porém, a sua aplicação pela Polícia Judiciária ainda é pouco discutida pelo mundo jurídico. Maior parte da doutrina defende ser legalmente possível e benéfico, não só para a sociedade, como para o sistema processual penal como um todo, que os Delegados de Polícia, fazendo seu juízo de valor e discricionariamente, decidam acerca da lavratura do auto de prisão em flagrante, ou não, de fatos que, por não lesarem significativamente os bens jurídicos tutelados, são indiscutivelmente atípicos, isso com base no Princípio da Insignificância. O fato de a Polícia Judiciária abranger a competência da aplicação do Princípio da Insignificância não significa que o Estado, representado por ela, fechará os olhos aos crimes insignificantes, e não representará o reconhecimento da descriminalização total de condutas que lesam de forma irrelevante os bens protegidos. Significa, sim, a minimização do ônus monetário que um processo representa, bem como o interesse do Estado em preservar ao máximo a liberdade, integridade física, a dignidade e a vida das pessoas, tratando tais fatos de forma razoável e proporcional, já na primeira fase da persecução penal, evitando-se assim, abusos, injustiças e lesões muitas vezes irreparáveis.
Descrição: RODRIGUES, Simone Cristine Marques. Princípio da insignificância na esfera policial:da (im)possibilidade de aplicação. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processo Penal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16607
Aparece nas coleções:I - DPPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Cristine Marques Rodrigues.pdf484.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.