Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16616
Título: A busca da verdade no processo penal e suas implicações na transação penal
Autor(es): Lima, Natalí Quênia Pereira
Palavras-chave: Juizados Especiais Criminais
Transação Penal
Busca da Verdade
Data do documento: 25-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho monográfico pretende analisar a busca da verdade no processo penal e suas implicações na transação penal, fundamentada no tratamento especial assegurado às infrações penais de menor potencial ofensivo. O objetivo da pesquisa é entender que, em paralelo a tendência de maior rigor dos processos penais tradicionais, os juizados especiais foram instituídos de forma a simplificar o procedimento penal, objetivando um provimento judicial rápido e que contemple a pacificação social. A transação penal, nestes termos, representa medida despenalizadora na qual o Ministério Público, nos termos do artigo 76, da Lei nº 9.099/95, dispensa o ajuizamento da ação penal mediante a aceitação pelo autor do fato do cumprimento imediato de uma pena alternativa. Diante disso, questiona-se se o possível autor do fato renuncia às garantias processuais, como o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa e, consequentemente a verdade dos fatos, sujeitando-se a uma sanção convencionada. O tema se mostra relevante, pois a transação penal representa a simplificação das regras estabelecidas nos procedimentos de natureza consensual, permitindo a aplicação imediata de “pena” alternativa e, respectivamente, menos grave. A pesquisa seguiu, fundamentalmente, a linha metodológica bibliográfica, embasada no método dedutivo de raciocínio e pesquisa descritiva.
Descrição: LIMA, Natalí Quênia Pereira. A busca da verdade no processo penal e suas implicações na transação penal. 2014. 44f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16616
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natalí Quênia Pereira Lima.pdf12.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.