Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16635
Título: Natureza jurídica do termo circunstanciado de ocorrências e a concessão de liberdade provisória pela autoridade policial
Autor(es): Queiroz, Flaubert Leite
Palavras-chave: Direito Penal
Liberdade Provisória
Direito Processual Penal
Data do documento: 4-Out-2013
Resumo: Diversas questões advindas com a publicação da Lei 9.099/95 são tratadas neste artigo com a finalidade de definir juridicamente o Termo Circunstanciado de Ocorrências e o princípio da legalidade aplicado aos Juizados Especiais Criminais. A Concessão de liberdade provisória com ou sem fiança pela Autoridade Policial também contextualiza o tema, vez que, são medidas cautelares decorrentes dos efeitos jurídicos da aplicação da norma. Este artigo tem por escopo demonstrar à luz da Constituição Federal, bem como da Lei 9.099/95, além das reformas ao Código de Processo Penal, introduzidas pela Lei 12.403/2011 que o Delegado de Polícia Civil ou Federal, como operador do Direito e detentor de função jurídica típica de Estado têm o poder-dever de conceder a liberdade provisória com ou sem fiança, sempre que os requisitos estiverem presentes em caso concreto, analisando e interpretando as normas do Direito Penal e Processual Penal. Tal abordagem se justifica, vez que, o tema, apesar de corriqueiro no dia-a-dia da atividade policial, é pouco explorado pela Doutrina, e justamente por esta razão, deixa uma zona cinzenta na doutrina que trata da aplicabilidade de tais procedimentos. Assim, a importância do tema é diretamente proporcional á sua aplicabilidade nas atividades de Polícia Judiciária.
Descrição: QUEIROZ, Flaubert Leite. Natureza jurídica do termo circunstanciado de ocorrências e a concessão de liberdade provisória pela autoridade policial. 2013. 18f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processo Penal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16635
Aparece nas coleções:I - DPPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flaubert Leite Queiroz.pdf3.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.