Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16653
Título: Análise comparativa dos contos a intrusa de Jorge Luis Borges e a cartomante, de Machado de Assis.
Autor(es): Maia, Juliana Roberta de Andrade
Palavras-chave: Lingüística
Contos
Análise comparativa
Data do documento: 2-Dez-2011
Resumo: Nosso artigo tem como base comparativa dois contos A Intrusa, de Jorge Luis Borges e A Cartomante, de Machado de Assis, os quais a história é desenvolvida em torno de três personagens que se articulam em cada conto, e tendo como tema principal um triângulo amoroso, além de apresentar semelhanças entre si, portanto, este artigo tem como objetivo fazer uma análise comparativa, visto que Os contos são apresentados à sociedade por volta das décadas de 70 e 80 e apesar de não se tratar de temas novos no campo da literatura, ainda causam impactos fortes nos leitores, pois as mulheres são apresentadas na sociedade patriarcal com diferenças e atitudes que vão contra as sociedades que os autores tentam criticar ou ironizar com temas tabus. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em Carvalhal (1986), Capendelli (1995), Cortazar (1974) e Gomes (2011). A análise nos mostrou que a traição que é ocasionada pelo triângulo amoroso que envolve os personagens Cristiano, Eduardo e Juliana em A Intrusa e Vilela, Camilo e Rita, em A Cartomante, sendo assim esse caso de amor é o ponto central dessas narrativas, o que consideramos como o causado dos conflitos existentes nas obras.
Descrição: MAIA, J. R. de A. Análise comparativa dos contos a intrusa de Jorge Luis Borges e a cartomante, de Machado de Assis. 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16653
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Juliana Roberta de Andrade Maia.pdf537.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.