Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16655
Título: A desmistificação da pena de morte e execução extrajudicial no Brasil
Autor(es): Batista, Jonas de Sousa
Palavras-chave: Pena de morte
Execução extrajudicial
Pena capital
Data do documento: 2018
Resumo: Este artigo apresenta como tema A desmistificação da pena de morte e execução extrajudicial no Brasil, tendo como principal objetivo debater a pena de morte sob o enfoque de que a mesma não é solução para sanar os crimes cometidos em sociedade. Compreender a pena capital enquanto via de diminuição da criminalidade é comungar com a incapacidade do Estado em proteger a população. Assim, condenar ao invés de oportunizar melhores condições de vida é sentenciar a sociedade ao declínio, conduzindo-a a penas duras e irrevogáveis de fracasso. No intuito de melhor explorar o tema, se utilizou de uma pesquisa bibliográfica que contou com um aporte teórico rico e atualizado para que possamos adentar ao tema com propriedade. Diante disso, conduzimos a abordagens diante de vertentes precisas para o enfrentamento do tema em questão, sendo a pena capital e sua desmistificação o principal deles. Consideramos necessário reiterarmos de alguns dados para expor concepções seguras e contextualizadas, para assim podermos afirmar com precisão que a pena de morte tem mascarado o fracasso social e ao mesmo tempo vem sendo conduzida por uma ideologia que a percebe de fundamental importância para manter o controle da violência e assim a integridade de direito à segurança das pessoas. Porém, pretendemos por este trabalho conduzir à desmistificação, à debates e discussões a cerca de tão equivocada maneira de “solucionar” a criminalidade.
Descrição: BATISTA, J. de S. A desmistificação da pena de morte e execução extrajudicial no Brasil. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16655
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonas Batista de Sousa.pdfPDF - Jonas Batista de Sousa3.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.