Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16668
Título: Representação da criança negra: no livro didático de língua portuguesa
Autor(es): Araujo, Priscila Juliene da Silva
Palavras-chave: Identidade
Imagens
Representação
Cultura afro-brasileira
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso das imagens voltadas às crianças negras inseridas no livro didático do 8º ano do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa, da coleção Vontade de Saber Português (2012), com intuito de identificar como tais iconografias são abordadas no livro, que apresentam uma desconstrução de evidenciar apenas crianças branca, na inclusão didática. Para trilhar essa investigação histórica, com caráter interdisciplinar, fizemos o estudo das contribuições de Circe Bittencourt (2008), que colaborou com seu conhecimento pertinente ao ensino de história e a didática. Nosso aporte teórico conta ainda com autores pós-modernos, como Michel Foucault (1996), com sua discussão sobre as relações de poder; Michel de Certeau (2007), com a problemática do lugar social. Apresentamos também, ao longo das nossas discussões, a forma como o movimento negro contribuiu para a inclusão da cultura afro-brasileira através das lutas pela auto-afirmação da identidade negra, a partir das considerações do autor Pereira (2010). Assim, nossa análise apoia-se também na LEI 10.639/2003, que foi uma das consequências desse movimento, isto é, tornou obrigatório os livros didáticos apresentarem a cultura Afro-brasileira.
Descrição: ARAUJO, P. J. da S. Representação da criança negra: no livro didático de língua portuguesa. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16668
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Juliene da Silva Araujo.pdfPDF - Priscila Juliene da Silva Araujo6.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.