Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16683
Título: | Tratamento dado às tirinhas no LDP |
Autor(es): | Medeiros, Francisca Gleuma Lacerda |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Livro didático Ensino-aprendizagem Ensino fundamental |
Data do documento: | 2012 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar como o Livro Didático de Português ( LDP ) utiliza os gêneros multimodais, em particular a tirinha, procurando saber se esse gênero é explorado levando em consideração seus aspectos semânticos e pragmáticos ou se é utilizado apenas como pretexto para análise gramatical. Escolhemos três tiras, entre várias que existem no LDP, “Novo Diálogo”, do 6º ano do Ensino Fundamental, e que são utilizadas pelos professores para trabalhar a compreensão de texto, a gramática e a ortografia. Sabemos que esse gênero tem um grande poder pedagógico por constituirem-se verdadeiras formas sociocomunicativas; no entanto, são suprimidas do seu objetivo, porque nas atividades em que elas ( as tirinhas ) são inseridas, não são só as características socio-discursivas do gênero que são exploradas. As tirinhas analisadas também foram usadas como pretexto para ensinar gramática e ortografia, levando-nos a conclusão de que, em relação ao tratamento dado a esse gênero, o Livro Didático de Português adota uma concepção de Ensino Tradicional da Língua. |
Descrição: | MEDEIROS, F. G. L. Tratamento dado às tirinhas no LDP. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16683 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francisca Gleuma Lacerda Medeiros.pdf | 2.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.