Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16697
Título: Turismo e crime: atendimento ao turista com ênfase nos roubos e furtos noticiados
Autor(es): Silva, Lucas Lopes da
Palavras-chave: Turismo e Crime
Roubos e Furtos
Análise criminal
Data do documento: 1-Jan-2016
Resumo: Este trabalho monográfico teve por objetivo analisar as ocorrências policiais registradas na Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, localizada no bairro de Tambaú, na cidade de João Pessoa-PB, entre os anos de 2014 e 2015, com ênfase nos crimes de roubos e furtos noticiados por turistas, estes considerados como não residentes na capital, para fornecer aos gestores públicos e à sociedade em geral dados que norteiem políticas públicas na área de segurança pública, possibilitando a otimização de recursos materiais e humanos. Tendo como referencial teórico a obra: a análise criminal e o planejamento operacional (Rio de Janeiro: Rio segurança, 2008), primeiramente, procedemos a estudo bibliográfico visando a conceituar os elementos característicos do uso da informação ao longo da história. Em seguida, foram abordados temas acerca do turismo e sua relação com o crime, da análise criminal e suas vertentes, e da estatística descritiva que, após a verificação das notificações, permitiram a elaboração de tabelas e a formulação dos perfis dos turistas vítimas dos crimes patrimoniais objetos do estudo. Qual a finalidade de analisar as ocorrências registradas naquela delegacia? Quais as queixas mais prestadas? Quem são as vítimas? De onde vêm? Qual sexo? Qual idade? Qual o grau de instrução? São perguntas que nos propusemos a responder durante a execução do projeto. Os crimes levados em consideração estão capitulados no Título II – Dos Crimes Contra o Patrimônio – do Código Penal Brasileiro, Decreto Lei número 2848, de 07.12.1940, nos caputs dos artigos 155 e 157. A análise dos dados foi efetuada com base na observação de cada boletim de ocorrência registrado no período, de forma que levantamos as características dos turistas, para, finalmente, realizar as considerações finais.
Descrição: SILVA, Lucas Lopes da. Turismo e crime: atendimento ao turista com ênfase nos roubos e furtos noticiados. 2016. 45f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16697
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Lopes da Silva.pdf902.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.