Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16703
Título: A contrarreforma da legislação do trabalho no Brasil: desmontes e retrocessos a partir dos anos de 1990
Autor(es): Patricio, Larissa Figueiredo
Palavras-chave: Direitos trabalhistas
Desregulamentação do trabalho
Precarização do trabalho
Data do documento: 20-Abr-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Esse artigo tem o objetivo discutir os elementos que determinam o processo de desmonte legal dos direitos e conquistas trabalhistas a partir dos anos de 1990 até os dias atuais. Dessa forma, destaca a flexibilização da legislação trabalhista no Brasil e seus impactos para os trabalhadores nas relações de trabalho e o agravamento das formas de precarização. Essa síntese resulta da pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Proteção assistente social: um estudo das tendências do mercado de trabalho e as evidências da precarização das relações de trabalho” Cotas (2014-2015/2015- 2016), financiada pelo CNPq/Edital MCTI/CNPq nº43/2013, e desenvolvida com o apoio do PIBIC. É um estudo bibliográfico e documental, que permite expor o conhecimento sobre a análise da temática escolhida utilizando como fundamento de análise o método crítico-dialético, de forma a apreender a essência do objeto estudado. As análises impressas nesse estudo, afirmam os processos desregulamentadores apresentadas ao campo das legislações trabalhistas e sociais.
Descrição: PATRICIO, L. F. A contrarreforma da legislação do trabalho no Brasil: desmontes e retrocessos a partir dos anos de 1990. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16703
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Figueiredo Patricio.pdf7.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.