Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16791
Título: Análise fitossociológica e inventário das espécies arbóreas de duas praças na cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Nascimento, Marília Martins
Palavras-chave: Arborização urbana
Importância
Áreas verdes
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: Este trabalho objetivou o estudo das relações fitossociológicas e inventariar as espécies arbóreas que compõem a comunidade vegetal em duas praças na cidade de Campina Grande, PB. Foram selecionadas duas praças para o estudo de fitocenose, a Praça da Bandeira e a Praça Clementino Procópio. O inventário florístico abrangeu todas as plantas vivas em cada parcela com diâmetro ao nível do solo (DNS) _> 3 cm e altura igual ou superior 1m. Para medir o diâmetro dos indivíduos, foi usada fita diamétrica. Os parâmetros fitossociológicos foram: Frequência absolutas e relativas; Densidade absolutas e relativas; Dominância absolutas e relativas; Valor de Importância, Diversidade Florística, Índice de Riqueza Taxonômica e Índice de similaridade. Na Praça da Bandeira foi encontrado um conjunto florístico foi representado 12 famílias, compostas por 19 gêneros e 19 espécies; Fabaceae e Arecaceae famílias mais representativas; Chyssobalanaceae e Fabaceae maior número de indivíduos; Acacia ferruginea e Licania tomentosa maiores frequências absoluta e relativa; Licania tomentosa e Acacia ferruginea, as maiores densidades absoluta e relativa; Tamarindus indica, e Licania tomentosa os maiores valores de área basal; Licania tomentosa foi a que apresentou maior valor de importância; baixo índice de diversidade de Shannon e um alto e índice de riqueza taxonômica. Praça Clementino Procópio: conjunto florístico foi representado 13 famílias, 29 gêneros e 32 espécies; Arecaceae, e Fabaceae, as famílias mais representativas; Moraceae, e Arecaceae maior número de indivíduos; Delonix regia e Dypsis lutescens, maiores frequências absoluta e relativa; Ficus retusa e Handroanthus heptaphyllus, maiores densidades absoluta e relativa; Ficus retusa e Washingtonia robusta, os maiores valores de área basal; Ficus retusa, foi a que apresentou maior valor de importância; baixo índice de diversidade de Shannon e um alto e índice de riqueza taxonômica. Baixo índice de similaridade entre as Praças, Dado ao caso que, alguns espécimes foram replantados em época diferente e seguiu-se um critério proposto pelo paisagista responsável. Não tendo assim, uma preocupação com a questão da similaridade entre as duas praças, mesmo sendo bem próximas.
Descrição: NASCIMENTO, Marília Martins. Análise fitossociológica e inventário das espécies arbóreas de duas praças na cidade de Campina Grande - PB. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016. [Manuscrito]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16791
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Martins NascimentoPDF - Marília Martins Nascimento3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.