Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16803
Título: Utilização do orçamento na gestão empresarial: um estudo em um supermercado no município de Sertânia - PE
Autor(es): Nascimento, Cássia Suerda Alves
Palavras-chave: Gestão empresarial
Orçamento empresarial
Projeção de gastos
Planejamento estratégico
Gestão empresarial
Município de Sertânia (PE)
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: Este estudo tem por objetivo geral entender como e para que o orçamento é utilizado por um supermercado localizado na cidade de Sertânia/PE. Tendo como objetivos específicos identificar as peças orçamentárias que são utilizadas, principais pontos abordados no orçamento, verificar a utilização de relatórios orçamentários para tomada de decisão, verificar a utilização de relatórios de desempenho, apresentar a percepção dos gestores sobre a importância do orçamento, suas vantagens e desvantagens. Realizou-se um estudo de caso em uma empresa do ramo de supermercados no Estado de Pernambuco, a pesquisa foi classificada como descritiva e qualitativa. A coleta de dados ocorreu através de entrevista com questões abertas com instrumento de pesquisa pré-elaborado e dividido em três seções, aplicado ao proprietário e gerente da empresa estudada. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo seguindo três etapas: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos dados. Os resultados da pesquisa demonstraram que a empresa não faz orçamento formal, mas faz suas projeções, elaboradas no decorrer das suas atividades confundindo-se assim com a gestão das operações. Também que ela faz planejamento operacional e não estratégico. O orçamento elaborado pela empresa é utilizado para controlar o fluxo das vendas e custos das compras, auxiliando assim no planejamento operacional da empresa.
Descrição: NASCIMENTO, C. S. A. Utilização do orçamento na gestão empresarial: um estudo em um supermercado no município de Sertânia - PE. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16803
ISSN: CDD 658.154
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cassia Suerda Alves Nascimento.pdfPDF - Cassia Suerda Alves Nascimento529.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.