Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16805
Título: Percepção dos gestores públicos municipais sobre ética na administração pública: um estudo nos municípios do Cariri Ocidental paraibano em 2018
Autor(es): Ferreira, Alcione de Assis Queiroz
Palavras-chave: Gestão municipal
Administração pública
Ética política
Ética no serviço público
Data do documento: 12-Jun-2018
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos gestores municipais do Cariri Ocidental da Paraíba em relação ao tema Ética na Administração Pública. No aspecto metodológico, caracterizou-se como explicativa, uma pesquisa dessa natureza tem como objetivo geral a identificação dos fatores que contribuem ou são determinantes para explicar os acontecimentos de determinado fenômeno; quanto aos objetivos específicos, enquadra-se como descritiva. No que diz respeito ao levantamento dos dados, trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, e, face o interesse do pesquisador pelo tema em estudo, optou-se por destacar a pesquisa proposta por Maia (2011), em razão da relevância e do alinhamento daquele estudo ao objetivo desta pesquisa. A população alvo desta pesquisa, abrange 17 gestores públicos municipais; utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário semi-estruturado dividido em três categorias: informações pessoais; conceito de ética; ética na Administração Pública; e composto por nove perguntas objetivas e uma subjetiva. Os resultados demonstraram que os gestores entendem o significado da palavra ética, contudo, interpretam de diferentes maneiras o tema, isso acontece pelo fato do termo possuir significado subjetivo. Os gestores atribuem grande importância para a ética, tema em discussão, apesar disso, constatou-se que não conhecem em sua totalidade as ações que o Estado promove em favor da ética na Administração Pública e a implementação de códigos de conduta ética para o serviço público. Conclui-se, a partir dos dados, que os gestores municipais associam a ética a obediência às leis.
Descrição: FERREIRA, A. A. Q. Percepção dos gestores públicos municipais sobre ética na administração pública: um estudo nos municípios do Cariri Ocidental paraibano em 2018. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16805
ISSN: CDD 172.2
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcione de Assis Queiroz Ferreira.pdfPDF - Alcione de Assis Queiroz Ferreira593.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.