Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16807
Título: Triangulação da percepção dos playes da implantação do sistema de custo do setor público sobre os fatores institucionais de resistência
Autor(es): Barbosa, Jusyeli Mayara Souza
Palavras-chave: Contabilidade pública
Sistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP)
Teoria institucional
Data do documento: 12-Jun-2018
Resumo: O objetivo do estudo consistiu em verificar evidências da percepção triangular de atores envolvidos sobre os fatores institucionais de resistência no processo de implantação de sistema de custo no setor público: especialistas em contabilidade pública categorizados em três grupos, técnicos do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (auditores), profis-sionais da contabilidade pública (contadores públicos), acadêmicos (professores de con-tabilidade pública) e gestores públicos municipais. O estudo se apoiou na lente da teoria institucional e de estudos anteriores para a construção do quadro teórico da pesquisa e se caracterizou como descritivo e qualitativo. Para a obtenção dos dados, foram elabo-rados dois instrumentos, um protocolo de entrevista aplicado aos gestores públicos e um questionário enviado aos especialistas sobre o fenômeno pesquisado. A análise dos da-dos se deu por meio da técnica qualitativa de análise de conteúdo das entrevistas e dos questionários. Além disso, utilizou-se a triangulação de dados para extrair os principais resultados da pesquisa. Dessa forma, os resultados da pesquisa mostraram que ao con-frontar o resultado da pesquisa dos gestores como dos especialistas, observou-se a dife-rença em relação ao nível de conhecimento de ambos, relacionada ao sistema de custos e ás Normas Brasileiras do Setor Público, onde evidencia-se o não conhecimento dos gestores sobre determinado assunto, enquanto os especialistas obtêm uma variação de médio a alto grau de conhecimento. Apesar da discrepância em relação ao nivelamento de conhecimento de ambas as partes, dos gestores e especialistas, constatou-se um con-senso em relação à presença dos fatores de resistência à mudança para a implantação do SIC, onde destaca-se, segundo suas percepções, como principais mitigadores de qual-quer processo de mudança que venha a ocorrer no âmbito público: O conhecimento, aceitação de rotinas, insegurança ontológica e o Decoupling, este último por além do sistema ainda não está associado aos municípios dos gestores respondentes, também por os especialistas acreditarem não haver a implantação total do sistema no setor público. Por fim, pode-se afirmar que o setor público deve desenvolver ações para gerenciar os fatores de resistência antes de iniciar o processo de implantação do SIC.
Descrição: BARBOSA, J. M. S. Triangulação da percepção dos playes da implantação do sistema de custo do setor público sobre os fatores institucionais de resistência . 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16807
ISSN: CDD 657.61
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jusyeli Mayara Souza Barbosa.pdf764.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.