Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16812
Título: | Educação e saúde: um diálogo interdisciplinar sobre o programa de saúde na escola |
Autor(es): | Barbosa, Rafael Alexandre |
Palavras-chave: | Educação Saúde interdisciplinaridade Interestorialidade |
Data do documento: | 18-Nov-2017 |
Resumo: | O presente artigo intitulado “Educação e saúde: um diálogo interdisciplinar sobre o programa de saúde na escola” visou analisar a construção de uma ação educativa em saúde como processo contínuo que objetiva capacitar indivíduos e grupos para assumirem ou ajudarem na melhoria das condições de saúde da população. Os profissionais e a população devem compreender que a saúde da comunidade depende das ações oferecidas pelos serviços de saúde, como também do esforço da própria população através de conhecimentos, compreensão, motivação, reflexão e adoção de práticas de prevenção de doenças e promoção à saúde. A falta de conhecimentos e discussões sobre os princípios de saúde, inclusive os básicos e simples, a exemplo, de como ensinar higiene pessoal e /ou medidas preventivas das doenças diarréicas para uma população que vive em áreas com esgoto a céu aberto, sem abastecimento de água e sem coleta de lixo? Por isso, considerou-se importante refletir sobre a implantação de diversos programas federais, de modo mais especifico o Programa Saúde na Escola – PSE, nas instâncias municipais, para tanto, buscou-se realizar uma pesquisa de campo. Este estudo apresentou algumas considerações que buscaram melhorar e criar cadeias interdisciplinares que entendam ao indivíduo e/ou a um grupo de indivíduos a partir da análise crítica de sua situação, propor ações conjuntas, organizando-se para realizá-las e avaliar sua eficácia. Nessa perspectiva, a educação para Saúde se torna importante quando estiver baseada na reflexão crítica do grupo, porque o princípio desta educação é o desenvolvimento da consciência crítica das causas, dos problemas e das ações necessárias para a melhoria da qualidade de vida. Diante do exposto, concluiu-se que é fundamental buscar entender no processo de Educação para a Saúde os confrontos e a procura de um entendimento entre os conhecimentos técnicos (dos profissionais de saúde) com os da população (cultura popular). |
Descrição: | BARBOSA, Rafael Alexandre. Educação e saúde: um diálogo interdisciplinar sobre o programa de saúde na escola. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2018. [Artigo] |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16812 |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - RAFAEL ALEXANDRE BARBOSA.pdf | 501.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.