Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16834
Título: Atribuições da equipe de Enfermagem relacionadas a idosos institucionalizados: Revisão integrativa da literatura
Autor(es): Jerônimo, Ana Lígia
Palavras-chave: Saúde do idoso
Equipe de Enfermagem
Assistência ao idoso
Enfermagem geriátrica
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Introdução: A população idosa tem aumentado de maneira considerável em todo o mundo, e em decorrência disso amplia-se também a demanda por novas modalidades de assistência direcionadas a esse público, dentre tais modalidades encontra-se a Instituição de Longa Permanência (ILPI). Objetivo: analisar na literatura as evidências relacionadas à assistência de enfermagem direcionada aos idosos institucionalizados. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida entre os meses de Agosto a Setembro de 2017 nos seguintes bancos de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Foi obtido um total de 39 artigos, dos quais 14 atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: Dentre as principais ações desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem, destacam-se àquelas relacionadas a formulação de estratégias para adaptação das atividades de vida diária dos idosos; ações de promoção, proteção, reabilitação e Educação em Saúde; oferta do cuidado integral e plano de cuidado individual; estimulação da autonomia dos idosos; utilização da SAE; avaliação dos locais de atendimento; realização de medidas preventivas; identificação das limitações funcionais dos idosos e do grau de dependência dos mesmos e registro dos dados referentes a cada idoso que reside na instituição. Considerações Finais: O presente estudo possibilitou verificar as principais atribuições dos profissionais de enfermagem relacionadas a idosos institucionalizados e o impacto que as mesmas produzem na qualidade da assistência prestada.
Descrição: JERÔNIMO, A. L. Atribuições da equipe de Enfermagem relacionadas a idosos institucionalizados: Revisão integrativa da literatura. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16834
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lígia Jerônimo.pdfPDF - Ana Lígia Jerônimo12.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.