Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16852
Título: Ginástica laboral preparatória na redução do desconforto de dor postural
Autor(es): Marinho, Rayanne Monique
Palavras-chave: Ginástica laboral
Posturas inadequadas
Dor
Consciência corporal
Data do documento: 30-Mai-2018
Resumo: O estresse, má alimentação, inatividade física e outros fatores, podem contribuir para problemas posturais. Para reduzir doenças ocasionadas no ambiente de trabalho e consecutivamente o absenteísmo, adota-se a Ginástica laboral como um dos mecanismos para reduzir tais problemas. A GL preparatória, que prepara para as tarefas que serão desempenhadas no decorrer do dia, é praticada por trinta colaboradores da Proinfra e que através da coleta de dados feita através do questionário para investigação de possíveis lesões adquiridas no trabalho (MARTINS, 2000), são observados os resultados sobre estas pessoas, apontando dores e outros desconfortos relatados. Pudemos perceber que a dor postural é o desconforto mais frequente, sendo crônico e de intensidade moderada. Considerando que a maioria não utiliza medicamentos para conseguir trabalhar e trabalham com frequência em pé em seus postos de trabalho deduzimos que o aumento da frequência da prática de GL pode ser benéfico, promovendo alívio ao organismo e reduzindo as dores posturais, que sendo realizada com auxílio de uma equipe multidisciplinar e acerca do problema encontrado, atuará na redução de dor e desconforto de coluna assim como em outros membros. Outras ferramentas como a massoterapia, por exemplo, podem ser inseridas neste contexto como ferramenta de apoio.
Descrição: MARINHO, R. M. Ginástica laboral preparatória na redução do desconforto de dor postural. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16852
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Monique Marinho.pdfPDF - Rayanne Monique Marinho23.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.