Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16892
Título: Análise de custos e formação de preço de venda: um estudo de caso na serralharia e metalúrgica Nossa Senhora Aparecida no município de Sertânia – PE
Autor(es): Silva, Murilo de Oliveira
Palavras-chave: Custeio variável
Formação do preço de venda
Setor metalúrgico
Índice Mark-up
Data do documento: 19-Dez-2017
Resumo: Com o mercado bastante competitividade presente no dia-a-dia das empresas, se faz necessário adotar métodos que auxiliem na gestão e tomada de decisões das empresas. Diante desta situação, este trabalho tem por objetivo analisar a estrutura de custos de uma empresa de pequeno porte do ramo metalúrgico do município de Sertânia-Pe através da sugestão do método de custeio variável. A partir da aplicação do método de custeio variável, propõe-se a formação de preço de venda baseada nos custos, ou seja, através do cálculo do mark-up. A pesquisa desenvolve-se como um estudo de caso em uma empresa tipicamente familiar no período de abril de 2017. A metodologia de pesquisa utilizada quanto aos objetivos é do tipo exploratório Já o enquadramento deste trabalho em relação à abordagem do problema é do tipo qualitativo e quantitativo. Com relação à análise dos dados pesquisados, é do tipo análise documental. Para o alcance dos objetivos, fez-se necessário que se abordasse conceitos de custos e os métodos de custeios, bem como a formação de preço. Depois de explanado estes conceito fez-se uma breve descrição da empresa e suas atividades. A partir disto pôde-se propor a aplicação do método de custeio variável, apurando-se a margem de contribuição de cada produto estudado e a taxa mark-up para formação de preço de venda.
Descrição: SILVA, M. O. Análise de custos e formação de preço de venda: um estudo de caso na serralharia e metalúrgica Nossa Senhora Aparecida no município de Sertânia – PE. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16892
ISSN: CDD 657.42
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Murilo de Oliveira Silva.pdfPDF - Murilo de Oliveira Silva626.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.