Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16963
Título: O ensino de geografia acerca da África dos livros didáticos das escolas públicas de Campina Grande - PB
Autor(es): Guimarães, Aline de Brito
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Livro - Recurso didático
África - Conteúdo didático
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em 10 escolas públicas de ensino médio no município de Campina Grande – PB, tendo em vista que o livro é o recurso didático mais utilizados nas escolas públicas brasileiras, o trabalho teve como objetivo analisar o conteúdo da África nos livros como fonte de recurso didático eficiente e/ou ineficiente no processo de ensino aprendizagem. A presente pesquisa baseia-se no método pesquisa-ação fundamentada na abordagem qualitativa (aplicação de questionários) para realizar uma análise sob o olhar do professor de Geografia sobre as questões referentes ao conteúdo africano presente no livro didático. Por vezes os recursos metodológicos não atendem as necessidades da sala de aula, uma vez que a aula tende a ter a influência de uma Geografia tradicional que limitam a aula a uma Geografia descritiva e/ou numerativa, contudo o livro na maioria das vezes é o recurso didático que o aluno mais utiliza, nessa perspectiva é necessário que haja uma reflexão nas questões raciais presentes no livro, torna-se imprescindível que o livro contenha informações como um todo, valorizando a cultura, a pluralidade cultural e exalte as questões raciais. A partir dos instrumentos de pesquisa constata-se que o livro de é suma importância para o processo de ensino aprendizagem, porém torna-se necessário que o professor utilize outras bibliografias para complemento da aula. A expectativa é que haja uma reflexão e revisão dos conteúdos da África as questões raciais nos livros didáticos para que seja valorizada as contribuições da cultura negra a nossa sociedade e o aluno compreenda o espaço que está inserido.
Descrição: GUIMARÃES, A. de B. O ensino de geografia acerca da África dos livros didáticos das escolas públicas de Campina Grande - PB. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16963
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline de Brito Guimarães.pdf681.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.