Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16967
Título: Crise de identidade em Reunião de família, de Lya Luft: o desnudamento traumático de duas personagens femininas
Autor(es): Cavalcante, Erica Dayana Monteiro
Palavras-chave: Análise literária
Crise de identidade
Narrativa
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho objetiva examinar a crise de identidade experimentada pelas personagens femininas Alice e Aretuza, do romance Reunião de Família (1991), de Lya Luft. Ambas desvelam-se, no decorrer da narrativa, em suas nuances comportamentais mais ocultas, até então preservadas pelo uso de máscaras sociais, que as “ajudam” a se desviarem dos obstáculos oferecidos pelo status quo, em cujos padrões de aceitabilidade instituídos ambas aparentemente se enquadram. A noção de ethos, na perspectiva apresentada por Maingueneau (2006; 2008), destaca-se como um relevante ponto de referência interpretativa para esta leitura, uma vez que define os contornos de uma pseudo-individualidade forjada a partir de uma pretensa harmonia entre comportamento e discurso, que as personagens esforçam-se inutilmente por manter uma diante da outra. A análise insere-se no domínio dos estudos da contemporaneidade através da literatura brasileira, tendo como base teórico-metodológica os pressupostos defendidos por Berman (2007), Hall (2004), Bauman (2011) e Schollhammer (2009) referentes ao relacionamento do indivíduo consigo mesmo, com a família e com a sociedade.
Descrição: Cavalcante, E. D. M. Crise de identidade em Reunião de família, de Lya Luft: o desnudamento traumático de duas personagens femininas. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16967
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erica Dayana Monteiro Cavalcante .pdf805.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.