Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16996
Título: A letra escarlate: uma análise da adaptação cinematográfica de 1995 no romance do autor Nathanael Hawthorne
Autor(es): Pereira, Pedro Stefanno de Araújo
Palavras-chave: Análise de discurso
A letra escarlate
Literatura americana
Data do documento: 1-Jul-2016
Resumo: Cinema e literatura são duas formas de arte amplamente apreciadas por todo o mundo. Embora seja consideravelmente mais jovem, o cinema conquista diariamente mais adeptos de todas as classes sociais e idades. Não é estranho que duas formas de arte narrativa acabem interagindo entre si, adaptando o material de uma para a outra. Este trabalho busca analisar o processe de adaptação realizado na versão de 1995 do filme A Letra Escarlate, dirigido por Roland Joffè sobre o romance de título homônimo escrito por Nathanael Hawthorne em 1850. Nosso trabalho tem como maior embasamento teórico as definições de adaptação propostas por Robert Stam (2003) e as técnicas de análise de adaptação cinematográfica enumeradas por João Batista de Brito (2003). A presente análise se dispõe a verificar as mudanças feitas ao enredo e como os personagens são retratados na adaptação e na obra original.
Descrição: PEREIRA, P. S. de A. A letra escarlate: uma análise da adaptação cinematográfica de 1995 no romance do autor Nathanael Hawthorne. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16996
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Stefanno de Araújo Pereira.pdf439.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.