Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16999
Título: O gênero textual fanzine como motivador da aprendizagem da língua inglesa de alunos do ensino fundamental de uma escola pública: experiências de um professor em formação inicial
Autor(es): Gonçalves, Ewerton Fagner Dantas
Palavras-chave: Sequência didática
Estágio
Fanzine
Ensino de língua inglesa
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: Estudos apontam para a relevância do ensino de línguas em torno dos gêneros textuais. De acordo com Marcuschi (2008), os gêneros textuais servem para a interação sócio-discursiva e caracterizam-se por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais. Os professores de línguas podem desenvolver suas atividades, buscando a interação, pelo uso dos gêneros. O objetivo dessa pesquisa é investigar de que forma o gênero textual fanzine, aplicado à luz de uma sequência didática, pode motivar os alunos, de maneira lúdica, à aprendizagem da língua inglesa. Nossa pesquisa ocorreu durante o estágio de regência, em uma escola pública no 7° ano do ensino fundamental na cidade de Campina Grande/PB. Para esta pesquisa, nos baseamos em Dolz et. al. (2004, 2005/2006) e Cristóvão (2009) sobre sequência didática, Marcuschi (2008) em relação ao uso dos gêneros de texto no ensino de línguas estrangeira, e Masgoret e Gardner (2003) sobre motivação, Barbosa (2012) acerca das noções sobre ludicidade e Magalhães (1993) em relação às definições em torno do gênero fanzine. Percorremos por duas subseções: (i) investigação das capacidades de linguagem nas atividades dos módulos da sequência didática e (ii) a produção do gênero textual incluindo a motivação e ludicidade em sua escrita. Os resultados da nossa pesquisa apontam que os alunos tiveram uma boa aceitação mediante a proposta desse gênero multifacetado e instigante da criatividade, curiosidade, além de uma participação ativa. Estes fatores contribuíram para que os discentes aprendessem a língua inglesa de maneira lúdica, além de desenvolver as capacidades de linguagem de forma eficaz.
Descrição: GONÇALVES, E. F. D. O gênero textual fanzine como motivador da aprendizagem da língua inglesa de alunos do ensino fundamental de uma escola pública: experiências de um professor em formação inicial. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16999
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ewerton Fagner Dantas Golçalves.pdf1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.