Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17008
Título: O herói e seu caminho: uma leitura da trajetória de santiago em O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway
Autor(es): Silva, Paulo Roberto Barbosa da
Palavras-chave: Herói
Análise literária
Crítica literária
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho visa a fazer uma análise literária da personagem Santiago, protagonista da novela O velho e o mar (2016), de Ernest Hemingway. Na trama, Santiago é um velho pescador que não consegue obter nenhum peixe há 84 dias e parte mais uma vez para o mar, onde enfim encontra um espadarte de tamanho descomunal e precisa enfrentá-lo para, em seguida, impedir que tubarões devorem o peixe. A pesquisa é de natureza bibiográfica, e a análise é fundamentada especialmente nos sintagmas de Vladimir Propp (2006) e nas reflexões de Bakhtin (2000) e Eagleton (2000). Ao fim, observamos que, embora o texto do autor permita diversas interpretações, é o confronto que parece dar o tom da obra, que é recheada de reflexões e lições de vida.
Descrição: SILVA, P. R. B. da. O herói e seu caminho: uma leitura da trajetória de santiago em O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway. 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17008
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Roberto Barbosa da Silva.pdf442.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.