Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17033
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Eliezer Anizio de | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-09T11:55:06Z | - |
dc.date.available | 2018-07-09T11:55:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17033 | - |
dc.description | Aguiar, E. A. de. Chicó: da literatura ao cinema: migração do personagem do "Auto da compadecida", de Ariano Suassuna, para o filme homônimo, de Guel Arraes. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo pretende analisar a adaptação do livro ―O Auto da Compadecida‖, de Ariano Suassuna, para o filme homônimo da TV Globo, demonstrando a transposição da literatura para a linguagem audiovisual, do personagem Chicó. Quais as características apresentadas no produto final do cineasta? De acordo com Furtado (2003), o tempo de apreensão das informações é definido exclusivamente pelo autor, de forma que também o autor é o único responsável pelo direcionamento da informação a ser apreendida. Assim sendo, intentamos mostrar a essência do personagem, mantida ou transformada pelas produções audiovisuais. E, no caso em análise, as características realçadas pelo cineasta caricaturam o personagem, impondo aspectos negativos a sua natureza. Apesar de o livro não trazer descrição cenográfica, e considerando que o cinema faz uso de vários elementos não presentes na literatura escrita, ao misturar fotografia, teatro, música, pintura, dança, literatura, movimentos de câmera, enquadramentos, cor e luz, o cineasta agregou inúmeras informações ao filme, infiéis à ideia original do texto. Para este trabalho buscamos apoio teórico no livro ―Nordestino: uma invenção do falo – uma história do gênero masculino‖ de Durval Muniz Albuquerque Júnior, consultamos ―A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rebelais‖ de Mikhail Bakhtin, estudamos a dissertação de Mestrado em Letras de Paulo de Macedo Caldas Neto intitulada ―Do picadeiro ao céu: O riso no teatro de Ariano Suassuna‖ além de ―A personagem de Ficção‖ de Antônio Candido e o ―Auto da Compadecida‖ de Ariano Suassuna. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Edson Tavares da Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Adaptação cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Literatura nordestina | pt_BR |
dc.title | Chicó: da literatura ao cinema: migração do personagem do "Auto da compadecida", de Ariano Suassuna, para o filme homônimo, de Guel Arraes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eliezer Anizio de Aguiar .pdf | 496.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.