Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17047
Título: Diário de um professor da educação infantil: construção da identidade de um professor em um espaço "feminino"
Autor(es): Dantas, Eva Maria
Palavras-chave: Feminização do magistério
O professor na educação infantil
Identidade profissional
Formação de professores
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: Este estudo teve como objetivo discutir o processo de construção da identidade de um professor em um espaço ocupado majoritariamente por mulheres, considerando sua relação com as crianças e com as famílias usuárias da creche. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como sujeito um professor que atua com crianças de 3 a 4 anos em uma creche localizada na cidade de Pedra Lavrada- PB. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, a fim de permitir que o professor entrevistado falasse livremente sobre as questões propostas. Para um melhor entendimento do objetivo da presente pesquisa, achamos necessário, em um primeiro momento, realizarmos uma breve discussão do processo de femilização e a feminização do magistério, tendo em vista, que essa é uma área ainda pautada em uma visão biológica em que as desigualdades de gênero estão presentes. Como suporte teórico tivemos como base os estudos de Almeida (1998), Brandão (2007), Gonçalves e Penha (2010), Souza (2010), Louro (1997), entre outros. O estudo nos revelou que vivemos em constantes transformações e que muitas das profissões que antes eram desempenhadas apenas por mulheres ou por homens, hoje são realizadas por ambos. Entretanto, apesar de se ter tido um avanço e de se encontrar esses profissionais atuando nessa área, ainda é pequeno o número de professores homens na Educação Infantil. Por fim, ficou evidenciado, que a atuação de um professor de Educação Infantil não se constitui de maneira tão simples, tão aceitável, no contexto social e educacional. Entretanto, percebemos aqui que há uma necessidade de desconstrução dessa visão que homem pode fazer algo, pode desempenhar tal profissão e mulher não, o mesmo ocorre no que se refere à mulher, tendo em vista que ainda é considerado um grande desafio a inclusão do homem dentro desse espaço ainda visto como feminino.
Descrição: Dantas, E. M. Diário de um professor da educação infantil: construção da identidade de um professor em um espaço "feminino". 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17047
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eva Maria Dantas .pdf743.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.