Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17059
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria do Socorro | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T17:24:21Z | - |
dc.date.available | 2018-07-10T17:24:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17059 | - |
dc.description | OLIVEIRA, M. do S. Relato de experiência pedagógica: as representações de gêneros entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando que a cultura visual é bastante atrativa para as crianças, o trabalho didático-pedagógico com o cinema de animação constitui-se, tanto em uma importante ferramenta pedagógica, quanto em possibilidades de investigação na perspectiva do professor como investigador de sua própria prática. Nessa linha, buscamos abordar, a partir do cinema, as questões de gênero e suas representações, tendo como cerne de averiguação os alunos de minha sala de aula, composta por crianças que têm entre 9 e 12 anos e cursam o 5º ano do ensino fundamental no Instituto Criança Esperança, localizado na cidade de Campina Grande – PB. Visamos, deste modo, explorar as representações sociais construídas sobre os padrões feminino e masculino, o que é considerado próprio, normal e diferente em cada gênero e como os mesmos veem as dissimetrias socialmente construídas a partir dos seres homem e mulher. Para a coleta de dados, fizemos uso da exibição do filme de animação Mulan (1998), dirigido por Tony Bancroft e Barry Cook, elaboramos instrumentais com a temática para aplicação em sala e posterior análise, registro em diário de campo das observações e discussões com a turma, leitura e síntese de literatura acadêmica sobre a temática. Na ocasião da análise dos dados coletados na pesquisa etnográfica, buscamos fundamentação teórica nos conceitos de gênero, representados por Scott (1994) e Haraway (2004), identidade de gênero, em Louro (1997), (2008) e Fleuri (2003), modelos de feminilidade e masculinidade em Paechter (2009), cultura infantil na contemporaneidade em Giroux (1995) e Cavalcanti (2008), dentre outros. Na articulação entre cinema e educação nos apoiamos em Duarte (2002), Napolitano (2003), Fantin (2012) e Barquete (2017); cinema de animação em Pinto (2009) e Rael (2010). Dando prosseguimento, na análise dos dados utilizamos ainda a abordagem metodológica qualitativa proposta por Minayo (2010), Mattos (2011) e André (2008); nas reflexões sobre o professor como investigador de sua prática pedagógica nos utilizamos de Nóvoa (2001), Alarcão (2001) e Zeichner (1993). Os resultados da pesquisa nos mostraram que os alunos percebem o gênero na sua forma mais tradicional, ou seja, o concebe de acordo com a diferença biológica, pois entendem que os padrões de masculinidade e feminilidade socialmente esperados são diferentes, embora ambos possuam os mesmos direitos e deveres como qualquer cidadão e devam ser respeitados e valorizados da mesma forma. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Senyra Martins Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Cinema de animação | pt_BR |
dc.subject | Relato etnográfico | pt_BR |
dc.subject | Representação social | pt_BR |
dc.subject | Recurso pedagógico | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência pedagógica: as representações de gêneros entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria do Socorro Oliveira.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.