Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17061
Título: Prática de alfabetização e letramento em uma turma do primeiro ano de uma escola municipal da cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Ferreira, Thaís Barbosa
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Prática docente
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: Este estudo resulta de uma experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB. A unidade escolar escolhida para o desenvolvimento da prática foi a Escola Municipal Monsenhor Sales, situada no bairro Tambor na cidade de Campina Grande – PB. O objetivo desse trabalho é verificar se na prática da professora observada durante o estágio foram contempladas atividades que visassem promover a alfabetização e o letramento das crianças, uma vez que a professora participa de uma formação cuja filosofia é alfabetizar letrando. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa, as observações foram feitas no mês de março de 2018, durante cinco dias consecutivos em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental do turno da tarde, o instrumento utilizado para a análise dos dados foi o diário de bordo, no qual continham anotações acerca do que foi observado. A análise foi fundamentada nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1986), Soares (2003), Albuquerque (2007), Santos (2007), entre outros que abordam questões relativas à alfabetização e o letramento. Este estudo revelou que a professora trabalhava na perspectiva do alfabetizar letrando, pois a maioria das atividades observadas estava voltada para o desenvolvimento da compreensão sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabética e dentro de práticas de letramento.
Descrição: FERREIRA, T. B. Prática de alfabetização e letramento em uma turma do primeiro ano de uma escola municipal da cidade de Campina Grande - PB. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17061
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís Barbosa Ferreira.pdf854.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.