Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17062
Título: A visão da mulher na carta respuesta a la muy ilustre Sor Filotea de la Cruz de la poetisa Sor Juana Inés
Autor(es): Ribeiro, Rebeca Christine Soares
Palavras-chave: Literatura barroca
Defesa da mulher
Patriarcado
Poesia mexicana
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: A finalidade deste trabalho é analisar a visão da mulher dentro do contexto do barroco. Procuramos considerar o contexto patriarcal da época, pois nesse período surgiu uma grande poetisa do México, Sor Juana Inés de la Cruz (1651 – 1695), que vinha em sua defesa e conseguinte da mulher que era limitada acerca do conhecimento em sua época, analisando seu espirito de luta e crítica na Respuesta de la Poetisa a la muy ilustre Sor Filotea de la Cruz (2004) uma carta muito importante para a discursão da força da mulher, pois as mulheres tem a mesma capacidade intelectual dos homens, mostrando a coragem que ela teve em enfrenar grandes autoridades de seu tempo, como Antônio Vieira e o bispo de Puebla que utilizou de um pseudônimo, criticando as atividades literárias de Sor Juana, questionando sua vocação religiosa e induzindo a se dedicar exclusivamente aos estudos sagrado. Então no contexto de criticas e defesas utilizaremos também como aporte teórico a Carta de Sor Filotea de la Cruz (2004) e também os escritores como Dorothy Schons (2012), Octavio Paz (1984), Leticia Romero (2018), dentre outros.
Descrição: RIBEIRO, R. C. S. A visão da mulher na carta respuesta a la muy ilustre Sor Filotea de la Cruz de la poetisa Sor Juana Inés. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17062
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeca Christine Soares Ribeiro.pdf447.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.