Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17065
Título: Capacidades de linguagem e sequência didática: análise de atividades elaboradas e aplicadas no estágio supervisionado
Autor(es): Silva, Francisco Gabriel Cordeiro da
Palavras-chave: Ensino de inglês
Sequência didática
Capacidades de linguagem
Estágio supervisionado
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: Na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo apresentado por Bronckart (2003; 2006) e Dolz et al. (2004), pesquisas apontam para a contribuição do trabalho docente utilizando sequências didáticas no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, especificamente a língua inglesa (BEATO-CANATO e CRISTOVÃO, 2008). Esses materiais didáticos contemplam as capacidades de linguagem em que os alunos precisam desenvolver durante a aplicação deste projeto, quais sejam: capacidade de ação, capacidade discursiva e capacidade linguístico-discursiva. Diante desta realidade, este estudo pretende, como objetivo geral, analisar se o trabalho por meio do desenvolvimento das capacidades de linguagem na sequência didática, contribuiu, de forma efetiva, para que os alunos de escola pública se apropriassem dos conteúdos de língua inglesa ministrados em uma turma de ensino fundamental de escola pública localizada no interior da Paraíba. Nosso estudo está alinhado com a pesquisa qualitativa e tem como corpus três atividades que o estagiário elaborou e aplicou no período de aproximadamente dois meses durante sua regência no Estágio Supervisionado. Como base teórica para o desenvolvimento desta pesquisa, traçamos os seguintes aparatos teórico-metodológicos: (i) Estágio Supervisionado na formação docente inicial (PIMENTA e LIMA, 2004; SZUNDY e CRISTOVÃO, 2008); (ii) Interacionismo Sociodiscursivo na perspectiva de Bronckart (1999) concernente ao agir docente por meio de textos; (iii) sequência didática, seguindo o viés de Dolz et al. (2004) e Cristovão (2008) para o ensino de línguas, especificamente de língua estrangeira; (iv) gêneros textuais, ancorados em Marcuschi (2008) e (v) Modelo Didático de Gênero, sob o viés de Brocardo e Costa-Hübes (2009). Por fim, (vi) concepções acerca das capacidades de linguagem desenvolvidas em material didático, pautados em Beato-Canato e Cristóvão (2008) Cristóvão (2005; 2008; 2009), e Referenciais Curriculares do Estado da Paraíba (2010). Na análise de dados do nosso estudo, percorremos sobre dois parâmetros de análise: (i) análise da elaboração das Atividades A, B e C e (ii) análise das respostas de um aluno contidas nas atividades. Sendo assim, os resultados deste estudo mostram que a forma como o estagiário trabalhou as capacidades de linguagem inseridas em questões de diferentes atividades possibilitou que seus alunos desenvolvessem estas capacidades a fim de que eles produzissem o gênero textual proposto pela sequência didática, isto é, o Christmas Travel Brochure sobre locais turísticos de Campina Grande, como produção final da sequência.
Descrição: SILVA, F. G. C. da. Capacidades de linguagem e sequência didática: análise de atividades elaboradas e aplicadas no estágio supervisionado. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17065
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Gabriel Cordeiro da Silva.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.