Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1709
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Karla Geane de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-23T15:02:59Z | - |
dc.date.available | 2013-08-23T15:02:59Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.302 81 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1709 | - |
dc.description | SOUZA, K. G. de. O. O texto no ensino médio: que concepção trazem os alunos. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Motivados pelos números cada vez mais baixos no âmbito das produções escritas dos alunos, no que se refere a qualidade das suas produções textuais, fez-se necessário um aprofundamento teórico e uma pesquisa prática. Nessa perspectiva, objetivamos compreender e estabelecer relações entre o que os alunos sabem sobre texto e, se o que sabem está contribuindo para o desenvolvimento das suas competências discursivas ou não. Autores como Koch (2008, 2009), Marcuschi (2008), Mussalin e Bentes (2005), Cagliari (2008), Geraldi (2004), Bagno (1999) e Antunes (2009) deram suporte teórico para subsidiar as discussões que se pautaram em torno da língua nas suas modalidades oral e escrita, da produção textual e considerações sobre texto, para chegar à concepção de texto do aluno do Ensino Médio. Assim, verificamos que os alunos têm contato com textos nas aulas de Língua Portuguesa, são estimulados a produzir, leem, identificam os textos mais produzidos no espaço escolar, estão fortemente ligados na organização das ideias do que vão escrever e nas questões ortográficas e procuram, através do texto, transmitir uma mensagem articulando um conjunto de palavras. No entanto, o domínio discursivo da escola ainda não favorece um trabalho amplo com uma diversidade de gêneros textuais socialmente engajados no dia a dia dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: João Paulo Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | O texto no ensino médio: que concepção trazem os alunos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - ITPELL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Karla Geane de Oliveira Souza.pdf | Karla Geane de Oliveira Souza | 284.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.