Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Karla Geane de Oliveira-
dc.date.accessioned2013-08-23T15:02:59Z-
dc.date.available2013-08-23T15:02:59Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.otherCDD 371.302 81-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1709-
dc.descriptionSOUZA, K. G. de. O. O texto no ensino médio: que concepção trazem os alunos. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.pt_BR
dc.description.abstractMotivados pelos números cada vez mais baixos no âmbito das produções escritas dos alunos, no que se refere a qualidade das suas produções textuais, fez-se necessário um aprofundamento teórico e uma pesquisa prática. Nessa perspectiva, objetivamos compreender e estabelecer relações entre o que os alunos sabem sobre texto e, se o que sabem está contribuindo para o desenvolvimento das suas competências discursivas ou não. Autores como Koch (2008, 2009), Marcuschi (2008), Mussalin e Bentes (2005), Cagliari (2008), Geraldi (2004), Bagno (1999) e Antunes (2009) deram suporte teórico para subsidiar as discussões que se pautaram em torno da língua nas suas modalidades oral e escrita, da produção textual e considerações sobre texto, para chegar à concepção de texto do aluno do Ensino Médio. Assim, verificamos que os alunos têm contato com textos nas aulas de Língua Portuguesa, são estimulados a produzir, leem, identificam os textos mais produzidos no espaço escolar, estão fortemente ligados na organização das ideias do que vão escrever e nas questões ortográficas e procuram, através do texto, transmitir uma mensagem articulando um conjunto de palavras. No entanto, o domínio discursivo da escola ainda não favorece um trabalho amplo com uma diversidade de gêneros textuais socialmente engajados no dia a dia dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: João Paulo Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleO texto no ensino médio: que concepção trazem os alunospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Geane de Oliveira Souza.pdfKarla Geane de Oliveira Souza284.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.