Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17120
Título: Sistema de informação: estudo de caso do instituto médico-legal da capital da Paraíba
Autor(es): Fabres, Flávio Rodrigo Araújo
Palavras-chave: Gestão de Informação
Sistema de Informação
Instituto Médico Legal
Data do documento: 6-Dez-2016
Resumo: As tecnologias informatizadas maximizam a atuação das pessoas, evitando-se desperdícios daes nos dias de hoje é criar um ambiente de trabalho motivador para seus colaboradores. força de trabalho e gastos desnecessários, além disso, minimizam ou abolem o retrabalho, contribuindo para a eficiência da organização. A pesquisa trata de um trabalho monográfico que aborda o sistema de informação do Instituto Médico-legal da Capital de um Estado do Nordeste. O objetivo geral do trabalho foi analisar o sistema de informação do Instituto Médico-legal (Núcleo de Medicina e Odontologia Legal) da Capital da Paraíba; os objetivos específicos foram diagnosticar o atual sistema de informação do Instituto Médico-legal do Estado da Paraíba e sugerir às gestões superiores (Chefe de Núcleo, Superintendente do Instituto de Polícia Científica - IPC e Direção Geral do IPC) que o sistema de informação seja baseado, predominantemente, em tecnologia de informática. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, observacional, do tipo relato de caso, complementada por pesquisa bibliográfica, utilizando as palavras-chave: gestão, sistema de informação e instituto médico-legal na base de dados da Scielo, da Biblioteca Virtual de Saúde - BVS e no banco de dados do Relatório Anual do Movimento Brasil Competitivo. Do detalhamento do relato de caso, construiu-se fluxograma genérico dos processos de trabalho do Instituto Médico-legal. O Instituto Médico-Legal investigado apresenta um sistema de informação misto composto por armazenamento e processamento de dados em documentos físicos burocráticos, de eficiência questionável, além de sistema de informação informatizado incipiente, todavia, sem sistematização ou profissionalização. Apesar de arcaico e obsoleto, o sistema é eficaz, todavia, utilizando-se de retrabalho de algumas etapas. Dotado de terminais lógicos (computadores) em quase todas as salas, esses equipamentos são subutilizados em suas funcionalidades. Conclui-se que o sistema de informação do Instituto Médico-legal é, predominantemente, baseado em livros de registros. O conjunto dos sistemas de informações apesar de ineficiente e arcaico é eficaz. As tecnologias disponíveis são subutilizadas nas suas potencialidades. Deve-se incentivar a modernização dos processos de trabalho da instituição, mediante a informatização dos processos de trabalho da organização.
Descrição: FABRES, Flávio Rodrigo Araújo. Sistema de informação: estudo de caso do instituto médico-legal da capital da Paraíba. 2016. 43f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17120
Aparece nas coleções:I - EGESP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávio Rodrigo Araújo Fabres.pdf12.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.