Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17139
Título: A mediação de conflitos como instrumento de acesso à justiça e promoção da paz social
Autor(es): Macêdo, Albernes Alcântara de
Palavras-chave: Acesso à Justiça
Mediação de Conflitos
Métodos Extrajudiciais
Data do documento: 1-Jan-2011
Resumo: O acesso à Justiça é um direito garantido a todos pela Constituição Federal de 1988, entretanto vários obstáculos como os altos custos processuais e a morosidade dos atos do Judiciário, impedem o pleno gozo desse direito pelo cidadão, principalmente aqueles com baixo poder aquisitivo. Diante dessa realidade, surgem alguns métodos extrajudiciais de resolução de conflitos como a negociação, a arbitragem, a conciliação e a mediação. Neste trabalho, a discussão recai, especificamente, sobre a mediação e como esse instituto contribui para o acesso à Justiça e para a paz social. A relevância do trabalho constitui-se em investigar a essência da Mediação como um mecanismo extrajudicial de resolução de conflitos, e demonstrar ainda o valor social dessa prática como instrumento facilitador do acesso à justiça e promoção da paz social, identificando, assim, as características ou princípios norteadores da Mediação e especificando os seus principais objetivos. O trabalho se desenvolveu mediante o procedimento analítico - descritivo através de pesquisa bibliográfica, que procurou fundamentar-se em trabalhos jurídicos e estudos de diversas áreas do conhecimento. Finalmente afirma-se conclusivamente que a mediação conduz ao acesso à Justiça, uma vez que oferece aos mediados condições de resolverem seus próprios problemas de maneira autônoma e promove a construção de uma sociedade de paz, alcançada por meio da oportunidade do cidadão resolver pacificamente seus conflitos.
Descrição: MACÊDO, Albernes Alcântara de. A mediação de conflitos como instrumento de acesso à justiça e promoção da paz social. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17139
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Albernes Alcântara de Macêdo.pdf7.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.