Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17153
Título: Alienação parental: repercussões e mecanismos profiláticos
Autor(es): Vilar, Themis Amanda Vitorino Silva
Palavras-chave: Alienação Parental
Síndrome de Alienação Parental
Guarda Compartilhada
Mediação Familiar
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: O objetivo desse artigo é tecer reflexões acerca da Alienação Parental, trazendo seu conceito, identificação, consequências e diferenciação da Síndrome de Alienação Parental (SAP), tendo como princípio prioritário o melhor interesse da criança e do adolescente, além da relevância da responsabilidade parental no âmbito jurídico. As práticas de Alienação Parental consistem em abusos psicológicos, representando, assim, sérios óbices à efetiva concretização de garantias de direitos de personalidade aos grupos vulneráveis (crianças e adolescentes). Nesse contexto, destaca-se a relevância da Lei 12.318/2010, intitulada “Lei da Alienação Parental”, que regulamenta a matéria, trazendo exemplos de atos de alienação, no sentido de auxiliar sua identificação. Desse modo, o presente estudo contextualiza o tema sob uma ótica multidisciplinar, ressaltando as consequências da Alienação Parental no desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente. Ademais, examinam-se os institutos da Guarda Compartilhada e da Mediação Familiar como formas de equalização da Alienação Parental. Portanto, buscou-se discutir o tema de forma crítica e reflexiva, com base em referenciais teóricos de áreas distintas, com aporte doutrinário e normativo embasado na vigente Constituição da República Federativa do Brasil, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei 12.318/2010, bem como na Lei 11.698/2008, que institui a Guarda Compartilhada.
Descrição: VILAR, Themis Amanda Vitorino Silva. Alienação parental: repercussões e mecanismos profiláticos. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17153
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Themis Amanda Vitorino Silva Vilar.pdf8.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.