Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17158
Título: A aposentadoria rural por idade e seu caráter assistencial (e não previdenciário)
Autor(es): Cruz, Fabiano Santiago
Palavras-chave: Seguridade Social
Previdência e Assistência Social
Aposentadoria Rural
Data do documento: 7-Jun-2018
Resumo: Pretende o presente artigo analisar a real natureza do benefício de aposentadoria rural por idade, abordando, brevemente, o contexto da Seguridade Social na Constituição de 1988, notadamente no que diz respeito à distinção entre os benefícios previdenciários e os assistenciais. Foi utilizado o método analíticodescritivo, através da técnica de pesquisa bibliográfica, tendo como suporte as bases teóricas e bibliográficas, sobretudo, a Constituição e a legislação infraconstitucional previdenciária. Sabendo que a Previdência Social se estrutura em forma de sistema contributivo, como determina o texto constitucional, enquanto a Assistência Social se estrutura na forma de sistema não contributivo, deste estudo resultou a conclusão que embora a lei trate a aposentadoria rural por idade como benefício previdenciário, na prática, o ordenamento jurídico brasileiro tem lhe atribuído um caráter assistencial, pois além de ser conferida a segurados não filiados à Previdência Social, é concedida, na maioria das vezes, visando a uma finalidade social.
Descrição: CRUZ, Fabiano Santiago. A aposentadoria rural por idade e seu caráter assistencial (e não previdenciário). 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17158
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiano Santiago Cruz.pdf6.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.