Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17161
Título: Estado de coisas inconstitucional e democracia: uma análise prospectiva da utilização do ECI pelo STF no Brasil
Autor(es): Gibson, Marina Dutra
Palavras-chave: Estado de Coisas Inconstitucional
Direito Constitucional
Modernidade Periférica
Data do documento: 30-Mai-2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento e aplicação da técnica jurídica do Estado de Coisas Inconstitucional (ECI) no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF), através de um estudo de direito comparado com países da América Latina que já o utilizaram nas decisões de suas supremas cortes. Tendo como parâmetro a realidade social brasileira, caberá uma análise prospectiva sobre o tema, suas possibilidades e limites de aplicação além o impacto de possíveis decisões do STF reconhecendo o ECI no ordenamento jurídico pátrio, bem como os reflexos do ativismo judiciário e suas consequências na sociedade como forma de efetivação de direitos e garantias fundamentais, estruturalmente negligenciados para os grupos vulneráveis. Foi aplicado o método dedutivo, numa perspectiva popperiana, e realizada pesquisa bibliográfica e documental na doutrina, legislação e jurisprudência, nacional e estrangeira.
Descrição: GIBSON, Marina Dutra. Estado de coisas inconstitucional e democracia: uma análise prospectiva da utilização do ECI pelo STF no Brasil. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17161
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marina Dutra Gibson.pdf6.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.