Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17162
Título: Uma análise dos limites de atuação dos três poderes sob o prisma da teoria da liberdade assintótica
Autor(es): Barbosa, Ralf da Nóbrega
Palavras-chave: Liberdade Assintótica
Divisão de Poderes
Diálogo Institucional
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: No cenário posterior a elaboração da Constituição da República de 1988, o princípio da separação de poderes ocupou posição de destaque, sobretudo a partir dos avanços do Poder Judiciário em dirimir conflitos envolvendo áreas antes reservadas ao Legislativo ou ao Executivo. Temas como o ativismo do STF, o (ab) uso das medidas provisórias pelo Presidente da República, a apatia do Legislativo, o controle judicial de políticas públicas, dentre tantos outros, são recorrentes na bibliografia jurídico-brasileira. Contudo, verifica-se que a recente produção científico-jurídica que se dedica ao tema no Brasil, observa-o a partir de substratos que já se encontravam presentes na teoria moderna do princípio da separação de poderes, edificada no final do século XVIII, não apresentando inovações. É nesse cenário que se concentra a relevância desta pesquisa, pois busca revisitar, à luz da teoria do diálogo institucional, a teoria do princípio da separação de poderes, explorando fundamentos que permitam uma interpretação adequada das complexas interações travadas pelos poderes instituídos e pela esfera pública no constitucionalismo brasileiro contemporâneo. Trata-se de pesquisa jurídico-bibliográfica que, além da revisão da literatura, analisou três cenários de interação: Legislativo-STF; Legislativo-Executivo; Executivo-STF. Ao final, faz-se algumas incursões sobre como o diálogo institucional e a Identidade Constitucional podem auxiliar no equilíbrio entre os três poderes.
Descrição: BARBOSA, Ralf da Nóbrega. Uma análise dos limites de atuação dos três poderes sob o prisma da teoria da liberdade assintótica. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17162
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ralf da Nóbrega Barbosa.pdf12.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.