Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17163
Título: Incidente de resolução de demandas repetitivas e sua instauração por meio de processo originário dos juizados especiais cíveis
Autor(es): Reis Neto, Paulo José dos
Palavras-chave: Processo Civil
Demandas Repetitivas
Juizados Especiais Cíveis
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: A eficiência jurídica, com a evolução da consciência social e da judicialização de todo e qualquer conflito, não cumpre sua função, uma vez que o sistema judiciário se encontra em uma crise numérica e prestacional. Dessa forma, objetivando melhorar esta crise de eficiência e aperfeiçoar a legislação processualista, o legislador brasileiro em 2015 editou a lei 13.105/15, que corresponde ao novo Código de Processo Civil, dentre suas normas há a previsão do IRDR. Novidade legislativa que veio para evitar a dispersão excessiva da jurisprudência, mas que encontra um entrave quanto a sua suscitação por meio de processo que tramita nos juizados especiais estaduais. Objetiva-se neste trabalho, analisar o IRDR e seu surgimento por meio de processos da seara dos juizados especiais cíveis, a competência dos órgãos colegiados para julgamento do IRDR e de recursos interpostos na sistemática dos juizados, além de propor alteração do parágrafo único do artigo 978 do CPC com o propósito de dar maior clareza quanto a delimitação das competências tanto dos Tribunais Estaduais ou Federais, quanto dos Colégios ou Turmas Recursais, para julgamento do IRDR. O método utilizado para o desenvolvimento do estudo foi o científico dedutivo. Do ponto de vista técnico, a pesquisa é caracterizada como bibliográfica, elaborada com base em material publicado, a exemplo de livros, artigos de periódicos, leis, jurisprudências e websites.
Descrição: REIS NETO, Paulo José dos. Incidente de resolução de demandas repetitivas e sua instauração por meio de processo originário dos juizados especiais cíveis. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17163
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo José dos Reis Neto.pdf10.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.